Clínica de Cirurgia Plástica Alfredo Duarte

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Home Bioplastia

Bioplastia | Preenchimento Facial com Polimetilmetacrilato (PMMA)

E-mail Imprimir PDF

O que é Bioplastia?

É o termo usado para designar o preenchimento de imperfeições corpóreas, quer sejam rugas, sulcos ou depressões, visando sempre regularizar a superfície cutânea. Diversos tipos de produtos são utilizados, com diferentes nomes comerciais, tendo como base substâncias puras ou associadas tais como: colágeno, ácido hialurômico, poliacrilamida, polimetilmetacrilato (PMMA), etc. A substância ideal ainda não foi encontrada, mas busca-se  atingir os seguintes quesitos:

- Fácil aquisição.

- Baixo custo.

- Hipoalérgica.

- Fácil introdução.

- Fácil conservação.

- Não absorvível.

Maciez próxima da pele. 

 

Qual substância mais utilizada na Bioplastia ?

 Inúmeras substâncias são utilizadas para a Bioplastia, nenhuma delas atende a todos os quesitos de um produto ideal. Portanto os médicos optam pelo produto que melhor atende as necessidades do paciente, com o maior número de vantagens possíveis.  Podemos citar o polimetilmetacrilato (também chamado só de metacrilato ou PMMA), o ácido hialurômico, o colágeno, a poliacrilamida, o polihidroxivinil , substâncias estas que muitas vezes são combinadas entre si, recebendo diferentes nomes comerciais. Além das associações, os produtos comerciais apresentam  diferentes concentrações que possibilitam tratamento mais adequado conforme a região considerada. 

 

O que é Metacrilato?

É uma das substâncias de preenchimento utilizada em Bioplastia. Seu nome químico é Polimetilmetacrilato, sendo preparado em diferentes fórmulas conforme cada fabricante, podendo conter Hidroxietilcelulose, Metilparabeno, Propilparabeno, água, etc.  As apresentações de metacrilato mais diluídas (2%) são aplicadas na derme profunda, quando tratamos a pele delgada em rugas finas e nos sulcos superficiais. As preparações mais concentradas (30%) são utilizadas na camada muscular e subcutâneo quando tratamos grandes depressões, sulcos profundos e deformidades acentuadas. 

 

Quando se indica o uso de Metacrilato ?

Em casos estéticos, no tratamento de rugas, sulcos e depressões que se acentuam com a idade, buscando o rejuvenescimento. Nos casos de patologias e cirurgias reparadoras, as deformidades podem ser compensadas com a aplicação de metacrilato nos locais irregulares e/ou deprimidos. Pacientes de fisionomia facial  magra alcançam bons resultados de preenchimento, inclusive aqueles com imunodeficiência adquirida (AIDS) que apresentam lipodistrofia por uso de medicamentos antiretrovirais. 

 

Quais as regiões (ou sulcos) indicadas para sua aplicação ?

A principal utilização do Metacrilato é na face, para tratar as rugas, sulcos e pequenas depressões que comumente antecipam o envelhecimento. Os sulcos naso-labiais e geno-labiais (bigode chinês), são os mais frequentemente tratados. Os sulcos da testa e entre as sobrancelhas (região da glabela) também são regularmente preenchidos. Nas lipodistrofias faciais preenchemos as partes laterais (bochechas) e as regiões acima e abaixo do arco zigomático. Fora da face só fazemos preenchimentos de pequenos volumes, pois ainda existem dúvidas e dificuldades na aplicação maciça do metacrilato. 

 

Planeje sua consulta

<<  Agosto 2014  >>
 D  S  T  Q  Q  S  S 
       1  2
  3  4  5  6  7  8  9
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      

Previsão do tempo


Marque sua consulta: (21) 2568-5353 # 2569-4348