O que é a lipoaspiração?

Ao contrário do que muitos pensam, a lipoaspiração é uma técnica bastante segura, desde que colocada em mãos de profissionais competentes. A lipoaspiração não é método indicado para emagrecimento, e sim para a retirada de gorduras localizadas, principalmente aquelas que não saem com  regime ou ginástica. As regiões mais frequentemente lipoaspiradas e que apresentam melhores resultados são o submento, o abdômen, as coxas, os culotes, o dorso e os joelhos. Cada paciente deverá ser avaliada com critério, pois nem sempre a lipoaspiração é o melhor procedimento a ser realizado. Temos que considerar a idade e o peso da paciente, o número de vezes que ficou grávida e se já foi obesa, para então estabelecermos uma meta compatível com seu biotipo e estilo de vida.

Qual a paciente ideal para lipoaspirar?

É aquela que deseja tratar determinada região corpórea que é desproporcional às demais, e resistente a métodos de emagrecimento e às atividades físicas convencionais. A paciente deve ter consciência plena que a lipoaspiração não é método de emagrecimento. A capacidade elástica de retração e redistribuição da pele é fundamental para um bom resultado, portanto os pacientes mais jovens tem melhor prognóstico. Também é importante que a pele não tenha estrias e cicatrizes, por isso pacientes que já tiveram filhos, foram obesas ou foram submetidas a outras cirurgias precisam ser analisadas com critério seletivo.

Que tipo de material  é utilizado?

A lipoaspiração consiste na introdução de cânulas de formas e tamanhos variáveis, em regiões corpóreas com grande acúmulo de tecido gorduroso. As cânulas aspiram a gordura que será conduzida através de uma mangueira de silicone até o reservatório situado junto ao aparelho que produz a pressão negativa,  denominado de lipoaspirador. Existem diferentes tipos de lipoaspiradores, que podem estar associados a vibradores ou ao ultra-som, com características e vantagens duvidosas. Também podemos utilizar seringas comuns ou especiais, com a mesma eficiência dos lipoaspiradores, e com melhor controle sobre o tipo e a quantidade de gordura que está sendo lipoaspirada.  

Quais são as principais técnicas de lipoaspiração ?

As diferenças técnicas se resumem ao material utilizado e ao preparo da região a ser lipoaspirada. As diferentes cânulas e os aparelhos utilizados para produzir pressão negativa, foram citados anteriormente. Quanto ao preparo da região podemos considerar a lipoaspiração à seco quando não injetamos nenhum tipo de solução na gordura, e a lipoaspiração úmida  (hidrolipoaspiração) quando injetamos soluções aquosas com medicamentos associados buscando facilitar a retirada da gordura e diminuir o sangramento. Para cada região a ser lipoaspirada, fazemos pelo menos duas pequenas incisões em pontos opostos, que permitam os cruzamentos dos canais deixados pela cânula.

É possível lipoaspirar qualquer parte do corpo?

Todo local a ser lipoaspirado precisa ser analisado isoladamente em cada paciente. Não podemos classificar as regiões como boas ou ruins, sem o exame físico e a avaliação das pretensões do paciente. Os hábitos alimentares e o nível de atividade física fazem parte deste julgamento. No entanto, estatisticamente, podemos considerar as regiões que apresentam os melhores resultados após a lipoaspiração: Abdômen, coxas, culotes, joelhos, quadris e submento.

Marque sua consulta

 

+(21) 98888 4142  Whatsapp_32px_1186684_easyicon.net

   +(21) 2568 5353 (fixo 1)

   +(21) 2569 4348 (fixo 2)

Deixe seu contato que retornaremos: