rinoplastia, cirurgia plástica do nariz

Rinoplastia | Cirurgia do Nariz

O nariz tem especial participação na composição da estética facial. Situado  no centro da face e com seu maior eixo projetando-se para frente e para baixo, difere-se das outras partes do rosto que ficam circunscritas ao perímetro da cabeça. Por meio da Rinoplastia, é possível modificar a forma e o tamanho do nariz através de alterações impostas ao dorso, às asas e à ponta, separadamente ou em conjunto. Deve haver uma perfeita harmonia com o conjunto do  rosto.

A Anatomia do Nariz

O nariz é constituído por pele, ossos e cartilagem, que assim formam sua estrutura externa. Internamente encontramos a mucosa com pelos, formando as estruturas anteriores do aparelho respiratório (conchas nasais, coanas, septo e adenóides). A proposta da cirurgia plástica é tratar das estruturas externas modificando a estética nasal. Enquanto isso, as estruturas internas são tratadas pelos otorrino-laringologistas, o que faz com que estes profissionais freqüentemente trabalhem associados.

Tratamento do Dorso Nasal

Para os pacientes que possuem protuberância exaltada (giba), ou comprimento exagerado, ou ainda dorso alargado. As cirurgias direcionadas para o dorso nasal, geralmente referem-se às seguintes mudanças:

1- Retirada da protuberância (ressecção de giba nasal)

2- Estreitamento (junto com a base)

3- Encurtamento (diminuição da distância entre a raiz e a ponta do nariz).

Tratamento da Ponta Nasal

Os pacientes que buscam tratar a ponta do nariz normalmente queixam-se da ponta globosa (nariz em batata), ou da ponta projetada para baixo (nariz caído). No primeiro caso retiramos o excesso das cartilagens laterais, enquanto no segundo caso também modi-ficamos a columela de forma a projetar a ponta para cima.

Tratamento do Septo Nasal

Alguns pacientes apresentam desvios ou deformidades de septo nasal que se traduzem popularmente no “nariz torto”. O desvio de septo nasal frequente-mente trás dificuldades para a função respiratória. Portanto, é comum o tratamento do septo nasal associado às mudanças estéticas externas. Nestes casos modificamos o septo nasal e a columela.

Tratamento das asas do nariz

Alguns pacientes requerem tratamento exclusivo das asas do nariz, por possuírem narinas exageradamente abertas. No entanto, a maioria das cirurgias que envolvem as asas do nariz estão associadas a outros procedimentos cirúrgicos que alteram o dorso e a ponta. A redução completa do nariz (pan-redução) envolve sempre a modificação da extensão e do posicionamento das asas do nariz.

 

Marque sua consulta

 

+(21) 98888 4142  Whatsapp_32px_1186684_easyicon.net

   +(21) 2568 5353 (fixo 1)

   +(21) 2569 4348 (fixo 2)

Deixe seu contato que retornaremos: