Síndrome do
Túnel do Carpo
É a manifestação clínica da compressão sofrida pelo nervo mediano, ao atravessar o túnel cárpico atipicamente apertado e desconfortável, e sendo este uma estrutura fisiologicamente sensível. Pelo túnel do carpo também passam os tendões flexores e abdutores dos dedos que se apertam juntamente com o nervo mediano que passa colado sob o ligamento cárpico. O volume aumentado do tecido sinovial dentro do túnel do carpo, por causas inflamatórias, pode explicar a evolução insidiosa desta patologia. É a síndrome neural compressiva periférica mais comum dentre todas, com incidência favorável às mulheres (70%), geralmente com comprometimento unilateral e do lado dominante, podendo ocorrer bilateralmente (34%). Sua incidência aumenta a partir da 5ª década, mas pode ser detectada em caráter excepcional nos jovens.
As principais queixas são a dormência diurna das pontas dos dedos, o choque no punho ao simples toque, e a possibilidade da dor noturna da mão, que podem a longo prazo evoluir para perda da sensibilidade e a conseqüente atenuação de algumas queixas sensitivas. A fraqueza da mão se justifica pela perda da força da musculatura do polegar, de forma progressiva, perdendo aos poucos a função de pinçamento frontal aos demais dedos.
O tratamento conservador é válido para casos pouco exuberantes e com tempo curto de evolução, bem como quando há outras patologias associadas, que se tratadas proporcionam o desaparecimento da síndrome. Por se tratar de patologia progressiva e debilitante, os casos antigos e com sintomatologia mais acentuada devem ser operados imediatamente.
CONTATO E ENDEREÇO
Consultas
clique no ícone abaixo para agendar:
A CLÍNICA FICA PRÓXIMA AO:
Américas Shopping
Supermercado Zona Sul
Volkswagen Recreio
Endereço
R. Nelson Tarquínio, 150 / Sala 303
Rua Nelson Tarquino, 150 / Sala 303